Abertura: "Fina Estampa" (2011)

"Porque nem! Toda feiticeira é corcunda. Nem! Toda brasileira é bunda..." Aguinaldo Silva já havia dito que "Pagu", de Rita Lee (composta com Zélia Duncan), seria a música-tema da abertura de "Fina Estampa". Mas parece que houve uma mudança de última hora. Na estreia da novela, nesta segunda-feira (22), fomos surpreendidos com um tema instrumental, que causou estranheza e comentários nada positivos no Twitter, por exemplo. A música é bonita, mas não combina com a proposta da peça e muito menos do folhetim.

A abertura apresenta duas modelos (sósias da jornalista Patrícia Poeta, reparou?) desfilando por uma sala de espelhos. O figurino, que sofre alterações ao longo do um minuto de arte, é o grande destaque. Começa com um macacão cinza e termina com um belo vestido vermelho. A ideia é explorar o mote do folhetim: realidade (caráter) versus reflexo (aparência).

O conceito é semelhante ao de "Brilhante", novela de Gilberto Braga exibida pela emissora em 1981. Nela, uma modelo transitava por uma sala de espelhos em companhia de um gato, ao som de "Luiza", de Tom Jobim.

Confira abaixo as capturas e o vídeo da abertura de "Fina Estampa", que traz de volta ao horário nobre uma peculiaridade de Hans Donner: a exploração artística da beleza feminina.








Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu gostei da abertura..Como não lembro de Brilhante hahaha, a proposta funcionou bem no vídeo. A música instrumental ficou de bom tom também. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Nossa a globo pirou mesmo... colocar Dudu azevedo como ator convidado???? isso e ridiculo!!! e Carolina Dieckmam no final...... urgggggg essa foi de doer......... argggggg

    ResponderExcluir
  3. a pior q a globo ja viu ou abertura sem graça isso e falta de criatividad e sem musica muito paiaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Pra mim está abertura nos últimos nos anos está sendo a melhor, digamos que seria a abertura da década, bonita canção, lindas modelos e só me faltou o convite para cenar com estas modelos.

    ResponderExcluir
  5. achei legal só essa musica que eu acho que num combino

    ResponderExcluir
  6. Nossa como ainda existe gente que pensa pouco. Essa abertura é show, a música instrumental bem escolhida sem falar que faz bem ao ouvido. A novela tem uma proposta ótima e eu estou adorando assistir. Tenho certeza que será mais um grande sucesso de Aguinaldo Silva, e mais uma caribada da globo.

    ResponderExcluir
  7. Sou noveleiro de coração. Gosto de ver principalmente as aberturas, acho surpreendende como a globo consegue primeiramente através delas (aberturas) mostrar sua proposta. E essa ficou muito boa cara, mais uma vez o Hanns Doner deu show. Ficou liiiiiiinndaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  8. Sabe, eu estranhei muito no início. Mas, passada a primeira semana, comecei a gostar desta abertura. A música é bonita, já me peguei assobiando ela algumas vezes, hehe! Era a favor da mudança, mas não sou mais! Gostei!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Fábio, bem legal a ideia, a música caiu bem com o vídeo e o vídeo muito bom. Passa mesmo a ideia de "fina estampa".

    ResponderExcluir
  10. adoro aberturas com musicas instrumentais como por exemplo a de morde e assopra a musica casou com as imagens , a abertura de fina estampa é maravilhosa mas não consigo ver a combinação entre as duas pode ser que com o tempo eu me acostume , e eu não penso pouco anonimo que postou comentário dia 27/8/11 ,você que tem medo até de colocar seu próprio nome

    ResponderExcluir
  11. Achei as roupas muito mal feitas! Dá para ver até os alfinetes que seguram os panos enrolados nas manequins, e a última de vermelho com a faixa mal colocada na barriga? O que foi isso? E a música em tom de chamada de celular também cansa. Para não falar no cinza e vermelho, mesmas cores da abertura da última: Insensato Coração!

    ResponderExcluir
  12. Paia demais! Pior que ja vi...

    ResponderExcluir
  13. aaadooreeiiiiiii a abertura da novela e ainda mais(A NOVELA), ate gostaria se puder me mandar o molde do vestido para que eu possa mandar confeccionar um igual( vermelho)dama da noite.hehehe
    abraçossssssssssss.

    ResponderExcluir
  14. Melhor impossível!!! Parabéns pela abertura!

    ResponderExcluir
  15. Ficou muito legal esta abertura! superou minhas espectativas.
    Alguem sabe o nome das modelos? elas são lindas!!!gostaria de saber!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo de capítulos: "O Profeta"

Em Cena: a morte de Otávio Jordão em "A Viagem"

"Morde & Assopra": Salomé fica pobre e Cleonice, rica