"Roque Santeiro" volta em julho no Canal Viva

Sai um clássico e entra outro. Após "Vale Tudo", o Canal Viva reprisará a memorável "Roque Santeiro". Volta a partir do dia 18 de julho. Exibida originalmente em 1985 às 20h, "Roque Santeiro" fez uma pertinente crítica à existência dos mitos, à exploração política e comercial da fé popular no Brasil. Texto de Dias Gomes e Aguinaldo Silva com direção de Paulo Ubiratan.

A trama se passa na fictícia Asa Branca, uma cidade que vive sob a sombra de um falso mito: Roque Santeiro (José Wilker). Ele teria morrido como mártir ao defender a cidade de um perigoso bandido, o Navalhada (Oswaldo Loureiro). Não demorou muito para que Roque fosse santificado (até uma estátua foi erguida no meio da praça em sua homenagem). A fama do imaculado logo se espalhou e Asa Branca passou a receber fiéis de todos os cantos.

Regina Duarte e Lima Duarte ficaram eternizados como a pretensa viúva Porcina e o poderoso Sinhozinho Malta. O bordão “Tô certo ou tô errado” é tido como um dos mais célebres da nossa dramaturgia. Os personagens fizeram tanto sucesso que acabaram mexendo com a vaidade do telespectador. Enquanto o visual extravagante de Porcina fez sucesso entre as mulheres, as vendas de perucas masculinas, usadas por Malta, aumentaram 80% no país.

Roque Santeiro foi a primeira novela dos atores Maurício Mattar, Claudia Raia e Patrícia Pillar, que logo estariam protagonizando produções de grande sucesso na Globo. Claudia, aliás, ganhou o “Troféu Imprensa” na categoria “Revelação do Ano”.

A Globo já reprisou este clássico duas vezes. A primeira reapresentação aconteceu em 1991, na extinta “Sessão Aventura”, com boa repercussão. Em 2000, como parte da programação de comemoração dos 35 anos da emissora, “Roque Santeiro” voltou no “Vale a Pena Ver de Novo”. Inexplicavelmente, esta segunda reprise se mostrou um fiasco em termos de audiência. A platinada chegou a perder várias vezes a liderança para o SBT.

Ano passado, num feito inédito, a Globo resolveu lançar “Roque Santeiro” em um Box com 16 DVDs. Os 209 capítulos originais foram compactados em 51. Os fãs de teledramaturgia ficaram ouriçados (assim como estão agora com o lançamento de “Irmãos Coragem” no mesmo formato).

Voltado ao Viva, o canal também chegou a cogitar uma reprise de "Dancin Days" (1978) para a vaga de “Vale Tudo”. Mas como a novela de 1978 será lançada em DVD nos próximos meses, a ideia subiu no telhado.

Uma reexibição de “A Indomada” (1997) também estava sendo ruminada pelo canal. Eu agradeço o adiamento da volta da saudosa trama de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares... Se a sua reprise tivesse sido aprovada agora, eu seria capaz de vender minha coleção de Barbies só para ter de volta TV a cabo aqui em casa...

Comentários

  1. Venderia sua coleção de Barbies? hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Seria mesmo muito massa a reprise de A indomada. A Altiva era impagável! Gostava também do padre bebum vivido pelo Pedro P. Rangel e da Zenilda da Renata Sorrah. Novela inesquecível. Que volte logo!

    ResponderExcluir
  3. Feliz é quem tem o Canal Viva, né?!

    ResponderExcluir
  4. Não terá o mesmo burburinho de Vale tudo. #fato.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o Viva, realmente é muito bom esse canal para os nostálgicos e para quem pode conferir sucessos que não se fazem mais, abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo de capítulos: "O Profeta"

Resumo de capítulos: "Rainha da Sucata"

Em Cena: a morte de Otávio Jordão em "A Viagem"