Abertura: "Pedra Sobre Pedra" (1992)
Aqui, o designer fez uso da computação gráfica e transformou o corpo da modelo Mônica Fraga em rochas e montanhas. As gravações da abertura foram feitas em Lençóis, na Chapada Diamantina, onde a paisagem natural era ideal para a montagem desejada. Depois, em computador, as pernas de Mônica se transformavam nas margens de um rio, e seu rosto e colo ganharam o contorno da chapada, coberta por vegetação.
Fagner animava a abertura com a canção "Pedras que cantam", um dos maiores êxitos de sua carreira. "Quem é rico mora na praia, mas quem trabalha nem tem onde morar..." Vamos matar as saudades!
Bela abertura! E fico pensando... será que nesses tempos excessivamente politicamente corretos, uma abertura que explorasse a nudez feminina seria bem aceita? Engraçado como regredimos em alguns pontos, não? Pantanal, Tieta, Pedra Sobre Pedra foram algumas das novelas cuja abertura se utilizava das formas femininas. Que eu saiba, o único bafafá com relação à nudez em aberturas foi em Brega e Chique, em que o bumbum do modelo que aparecia nu chegou a ser coberto por uma folhinha. Mas durou pouco e logo destaparam o traseiro do moço. E hoje, como isso seria encarado??? Abraço!
ResponderExcluirAndré San - www.tele-visao.zip.net
Muito legal a colocação do André sobre as aberturas. A abertura de "Pedra sobre pedra" é bem divertida. Gosto que os nomes aparecem um a um. E adorei rever o cadeirudo num vídeo lá embaixo, hehehe...
ResponderExcluirLucas - www.portalcascudeando.blog.com
Saudades da época em que o HD era criativo e a censura não batia na porta das produções globais.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Lembro dessa novela.. Uma das marcas da minha infância... Aguinaldo Silva em excelente forma no texto... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net
ResponderExcluir