Especial: "Amor e Ódio" (2001)


Após “Pícara Sonhadora”, a faixa das 20h do SBT foi ocupada por “Amor e Ódio” (2001), também uma adaptação brasileira de um texto mexicano (“La Duenã”, de Inés Rodena). Suzy Rêgo, Daniel Boaventura e Viétia Rocha encabeçaram o elenco dessa história, que, curiosamente, nunca foi reprisada pela emissora, apesar da boa audiência que conquistou.


"Amor e Ódio" conta a história de Regina Villa Real (Suzy Rêgo), uma linda e rica mulher. Seus pais morreram em um acidente quando ela era criança e lhe deixaram muito dinheiro como herança. Desde então, Regina mora com sua tia Berenice (Cléo Ventura), sua inseparável babá Martinha (Maximira Figueiredo) e a insuportável Laura Castro Villa Real (Viétia Rocha), sua prima.


Fria e calculista, Laura sempre alimentou um sentimento de inveja por Regina, pois acredita que merece muito mais tudo o que a prima tem. Só que a víbora procura manter uma boa relação com Regina e não manifesta o ódio que sente por ela. Mas, pelas costas, Laura mantém um caso com Maurício (Edson Fieschi), o noivo da prima. Oportunista, Maurício só quer se aproveitar do dinheiro da noiva. Entretanto, os planos dele não são concretizados. Maurício se vê obrigado a abandonar Regina no altar, no dia do casamento. Profundamente magoada e humilhada com o episódio, Regina se torna uma mulher fria e amargurada. Assim, ela decide ir morar longe da cidade e se muda para a Fazenda Cascavel, herança deixada por seus pais.


Mas Regina acaba encontrando nesse lugar o maior personagem dessa nova fase da sua vida: José Maria Cortês (Daniel Boaventura), herdeiro da Fazenda Carvalhais, vizinha de suas terras. Disposta a comprar as terras de José Maria, Regina acaba encontrando um desafeto, uma vez que ele não quer vender sua propriedade. Com o tempo, após muitos desentendimentos, os eventuais inimigos acabam se apaixonando um pelo outro, apesar de Regina tentar resistir contra esse sentimento.


Porém, como sempre aconteceu, Laura (que muda-se com a mãe e a babá para a fazenda pouco depois) se interessa pelo novo amor da prima, ocorrendo mais uma rivalidade. Ela encontra em Macário (Jonas Mello), capataz da Fazenda Cascavel e obcecado por sua "Dona", um grande aliado para acabar com o romance de Regina e José Maria. Ema (Malu Rocha), mãe do fazendeiro, também participa do complô.

Apesar de melhor produzida que “Pícara Sonhadora”, sua antecessora, “Amor e Ódio” é lembrada como uma novela de texto debilitado. Responsabilidade de Henrique Zambelli, o adaptador (impossível fazer milagre com uma sinopse como esta, né?!). Antes, Henrique Zambelli já havia “abrasileirado” a argentina “Pérola Negra” (1998) com melhor desempenho.


Suzy Rêgo estava longe da telinha desde setembro de 1999, quando participou de “Louca Paixão”, novela produzida pela JPO e exibida pela Rede Record. No SBT, ela já havia feito “Sangue do Meu Sangue”, em 1995. Desde “Amor e Ódio”, Suzy não mais retornou ao canal de Silvio Santos. Ela estará no elenco de “Morde & Assopra”, próxima das sete da Globo.


Daniel Boaventura vinha de uma participação em “Laços de Família”, grande sucesso do ano 2000 na Globo. “Amor e Ódio” foi seu único trabalho no SBT até hoje.

Outros nomes do elenco de “Amor e Ódio”: Gésio Amadeu, Genézio de Barros, Ernando Tiago, Sônia Lima, Luiz Baccelli, Denis Derkian, Ângela Correa, Neusa Maria Faro, Raymundo de Souza, Válter Santos, Rogério Márcico, Cláudio Curi, entre outros.

Maximira Figueiredo, atualmente no ar como a vilã Rosália de “Pérola Negra”, parece ter se aposentado da teledramaturgia após esta produção. A atriz vive em Santos (SP) e, esporadicamente, trabalha como dubladora.

Patrícia de Sabrit chegou a gravar cenas como a protagonista Regina Villa Real, mas a direção da novela decidiu substituí-la por uma atriz mais velha. Assim, Suzy Rêgo foi chamada.


Viétia Rocha não é mais creditada com este nome. A atriz decidiu abandonar o “Rocha” e usar o “Zangrandi”, seu sobrenome materno. Assina Viétia Zangrandi já há algum tempo.

A trilha sonora de “Amor e Ódio”, lançada pela SBT Music com Suzy Rêgo na capa, tinha uma pegada interiorana, bem ao clima da trama. Leonardo, Chrystian & Ralf, Bruno e Marrone, Roberta Miranda, Falamansa, Frank Aguiar, entre outros nomes soltavam a voz no disco. Erasmo Carlos, cantando “Fecha a Porta”, também aparecia.

Estreia: 10 de dezembro de 2001
Fim: 16 abril de 2002
Duração: 110 capítulos
Horário: 20h15
Emissora: SBT
Autora: Inés Rodena
Adaptação: Henrique Zambelli
Direção: Antonino Seabra e Jacques Lagoa
Direção Geral: Henrique Martins

Comentários

  1. mancada o dia já ta acabando e nada, hehehe! espero amanha shuasoahs, adoro seus vale a pena recordar, flow!

    ResponderExcluir
  2. o daniel boaventura existe há quantos anos?

    ResponderExcluir
  3. Alan Raspante23/02/2011, 02:39

    Mais uma ótima matéria. Sinopse bem típica SBT, né? Lembro de ter assistido quando criança. Mas, me lembro bem vagamente. Enfim, pelo visto não é uma novela qe faça tanta 'falta' assim, rs

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Cândido23/02/2011, 02:40

    Lembro da abertura com a música "Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê... " hehe...

    Suzy Rego e Daniel Boaventura fizeram um belo par, ela engordou bastante mas nessa época estava um pitel... haha e Daniel só melhorou na carreira
    !!!

    ResponderExcluir
  5. Ow.. fiquei dividido entre Historia de Amor e Fascinação...

    Nem me lembrava desta novela acredita???? uahuahua

    Boa semana Augusto.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Assisti a essa novela.. Lembro muito bem.. Mas você recordou de uma atriz que faz tempo que não vejo na telinha: Viétia Zangrandi .. Por onde anda? Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro da cena da Regina encontrando a Laura enforaca... Muito legal! Não lembro da Maximira Figueiredo na novela - eu não acompanhei fidedignamente. Queria vê-la nessa novela.
    Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

    ResponderExcluir
  8. "Amor e Odio"! Eu assiti essa novela! Caraca faz tempo! Sei la, eu devia ter uns 9 ou 10 anos, mais ou menos!

    Suzy Rego deu um show interpretando Regina! Ela tinha uma postura,que na minha maior inoscencia com 10 anos achava o maximo! shuahsa

    Mto bom relembrar!

    Abraço Augusto!

    ResponderExcluir
  9. eu gostei dessa novela, não sei porque o sbt nunca reprisou ao contrário de outras que já reprisou tanto que decorei as falas como Pérola Negra....se bem que ´´eu não sei porque?`` é a pergunta que mais passa na minha cabeça quando o assunto é SBT.
    OBS:Sugiro Perdidos de Amor, da Band, para ser recordada.
    Bjus Augusto
    clau-tudosobretudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A novela tem uma história até interessante. Mas eu nunca vi nada na internet, nem no youtube. Vou pesquisar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo de capítulos: "O Profeta"

Em Cena: a morte de Otávio Jordão em "A Viagem"

"Morde & Assopra": Salomé fica pobre e Cleonice, rica