24.2.13

Top 5 aberturas com cavalos

Gato e cachorro são os bichos que mais faturam cachê por participações na ficção, disso não há dúvidas. Entretanto, se pararmos para contar, o cavalo é definitivamente o campeão em aparições em aberturas de novelas. Não importa se o folhetim é rural ou urbano, volta e meia ele põe sua crina na tela. A seguir, cinco vinhetas estreladas por equinos:

5 - SALVE JORGE (2012)
A abertura de “Salve Jorge” trabalha com computação gráfica tridimensional. Nela, o guerreiro São Jorge, representando o povo brasileiro, aparece montado em seu cavalo branco percorrendo a Capadócia e o Complexo do Alemão, cenários da história de Gloria Perez. O trajeto é embalado pelo vozeirão de Seu Jorge.

4 - ESTRELA DE FOGO (1998)
Assim como a história, criada por Yves Dumont, a abertura de “Estrela de Fogo” tem forte pegada country. A vinheta é basicamente um peão cavalgando, enquanto a dupla Marcelo Aguiar e Fernando canta uma música homônima ao título da novela, cuja letra fala de “um cavalo que nasceu campeão”.

3 - PARAÍSO (2009)
As paradisíacas (!) paisagens da Chapada dos Guimarães servem de cenário para a abertura da segunda versão de “Paraíso”. Numa fotografia belíssima, ouvindo Victor & Leo, vemos o encontro de uma égua branca e um cavalo azalão – num ritmo melancólico e monótono –, revelando o contexto sertanejo da trama de Benedito Ruy Barbosa – adaptada por Edmara Barbosa.

2 - RODA DE FOGO (1986)
Essa novela escrita por Lauro César Muniz e Marcílio Moraes conta a história de um homem inescrupuloso que, ao saber que está com os dias contados, faz uma revisão de sua vida e busca se transformar. A vinheta de abertura, embalada por Marina Lima, reproduz esse plot com bastante simbolismo, mostrando um tigre, uma águia, um cavalo e um homem atravessando rodas de fogo estilizadas, que representam obstáculos a ser superados. Bem bolado!

1 - IRMÃOS CORAGEM (1995)
Diferente das outras, a abertura da reedição de “Irmãos Coragem” traz não apenas um ou dois, mas quatro cavalos. Eles aparecem correndo livres e indomáveis, dividindo a nossa atenção com um garimpeiro que realiza seu árduo trabalho. O tema musical é o mesmo da versão de Janete Clair que conquistou o Brasil em 1970: “Irmãos Coragem”, só que em vez de Jair Rodrigues, é Milton Nascimento quem o interpreta agora.

E essas não são as únicas. Há outras aberturas com equinos, inclusive réplicas de madeira. Mas vou deixar para você relembrá-las num comentário abaixo.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário