24.11.11

Abertura: "Como uma Onda" (2004)

Terças e Quintas-feiras serão dias de relembrar aberturas de novelas aqui no blog. A escolha da vinheta será sempre feita aleatoriamente. Ou não. Quando houver alguma estreia, é claro, a prioridade será da peça debutante. Será assim também, só que em menor grau, em aniversários de estreia, como é o caso de hoje. E antes que alguém se desmanche em lágrimas e/ou promova um abaixo-assinado, adianto: as sugestões dos leitores serão sempre analisadas com muito carinho pela competente produção deste espaço. Mas não abusem.

Para a estreia da seção (que não é nenhuma novidade por aqui, eu sei), selecionei a abertura de uma novela que está aniversariando esta semana, "Como uma Onda". Escrita por Walther Negrão, o folhetim estreou dia 22 de novembro de 2004, ou seja, há sete anos, na faixa das 18h da Globo. Uma história contemporânea que não conseguiu fisgar o público de sua antecessora, "Cabocla", um bem-sucedido remake de época da alçada de Benedito Ruy Barbosa. Teve a repercussão que mereceu.

A abertura explorava o universo da trama, com imagens de barcos, veleiros, praias, pessoas mergulhando no mar, horizonte... Todas inseridas em uma onda de água, que em certos movimentos lembrava o símbolo/estrutura do DNA. Um efeito muito bonito e com total integração com a assinatura/logotipo, algo incomum nas criações de Hans Donner.

O tema musical não poderia ser outro: "Como uma Onda", sucesso de Lulu Santos (composição sua com Nelson Motta) nos anos 1980. "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...".

Ainda sobre a abertura de "Como uma Onda", os créditos do elenco eram apresentados diferente do convencional. Maria Fernanda Cândido e Herson Capri, que eram co-protagonistas, apareciam antes de Alinne Moraes e Ricardo Pereira, os protagonistas. Ricardo, inclusive, vinha inserido na seção "apresentando". Henri Castelli e Mel Lisboa, os antagonistas, ficaram creditados como secundários. As seções "atores convidados" e "atrizes convidadas" foram substituídas por "participações especiais".

A seguir, para matar as saudades, confira a galeria de capturas (clique para ampliar e pressione o "next" para passar as imagens) e o vídeo! Depois, comente e deixe sugestões para a próxima semana.


1 Comentário:

alan raspante

A abertura é bonita... Pena que a novela não era lá muuito boa, né?

Gostei do novo visual do site. Ficou uma maravilha =)

Postar um comentário