7.8.11

Globo não pretende exibir outras novelas na faixa das onze

Apesar de não estar mais marcando os índices próximos aos 30 pontos como no início, "O Astro" já é considerada pela direção da Globo um bela cartada. Lançada com a desculpa de ser uma homenagem aos 60 anos da teledramaturgia brasileira, o remake da obra homônima de Janete Clair veio com uma missão bem definida. A emissora carioca não admite oficialmente, mas a novela das onze foi propositadamente pensada para barrar "A Fazenda", reality show que está em sua quarta temporada na Record. Quem informa é a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Moral da história: não haverá uma nova novela das onze. "O Astro", repito, foi feita por encomenda para derrubar a Record. O objetivo, aliás, foi atingido com maestria. Na última quinta-feira, dia de eliminação no reality, quando se espera números mais vistosos, o canal do bispo cravou apenas 11 pontos médios com o jogo. "O Astro", por sua vez, bateu nos 23.

Convém dizer que esse tipo de estratégia não é novidade na platinada. Providência parecida foi tomada, por exemplo, quando "Pantanal" (1990) bombava na extinta TV Manchete. Para tentar bloquear o crescimento da trama rural, a Globo inaugurou a faixa das 21h30 e tirou da cartola a novela "Araponga". A astúcia, ao contrário de agora, não surtiu o efeito esperado.


4 Comentários:

Luana

Olá muito legal o seu blog. A estratégia da Globo foi muito boa, gosto de O Astro não era nascida quando a novela passou mas como boa noveleira sempre tive curiosidade em relação e a trama. Já havia assistido alguns vídeos no Youtube e gostei bastante. Também gosto de Fazenda, mas O Astro é uma opção de maior qualidade.Pena que a Globo não continuará a produzir novelas neste horário...
Visite o meu blog arte-e-cultura.mova.zip.net

Guilherme Z.

Vai ser uma pena se a Globo realmente decidir não fazer mais novelas das 23 hrs. Não precisava fazer uma atrás da outra, mas poderia produzir uma entre julho e outubro anualmente e adotar os remakes para ocupar o horário. Há muitas obras dos anos 70 que não se encaixariam bem se fossem refeitas para outros horários e talvez nem a reprise do original fosse viável no Viva devido a qualidade das imagens e sons. Tomara que a Globo volte atrás da decisão.

Valquíria Falcão

Apesar de quererem "ganhar" os espectadores de outras emissoras...acredito que teriam tido muito mais ibope se a novela fosse no horário das "9"...eu por exemplo sou uma das muitas pessoas que não assistem devido o horario.

André San

Não acho que a faixa "novela das onze" deva ser fixa, com produção contínua. Mas creio que a ideia deve ser retomada esporadicamente. Sonho com um remake de O Rebu, assinado por Carlos Lombardi, na faixa...
André San - www.tele-visao.zip.net

Postar um comentário