14.5.11

"Batendo Ponto": mais um fiasco dominical da Globo

http://4.bp.blogspot.com/-c3LdNpHJmqk/Tc87cf0KkCI/AAAAAAAAEuw/HmOMYZq42Q4/s1600/batendo-ponto.jpg
Dia 14 de abril o GALERIA DE NOVELAS repercutiu a notícia de que a série "Batendo Ponto" estava prestes a ser cancelada. O boato era geral nos corredores do Projac. Agora, um mês depois, surge a informação oficial e irrevogável: a Globo admite que a comédia de costumes estrelada por Ingrid Guimarães é um fracasso de audiência e decide limá-la da grade. O último episódio já vai ao ar neste domingo (15/05). A faixa será ocupada novamente, a partir do dia 22, pela sessão "Domingo Maior", que sempre aposta em filmes de ação.

"Batendo Ponto" foi exibido como especial da Globo em dezembro de 2010 e, devido a boa audiência alcançada, ganhou um espaço na grande da emissora este ano. Enquadrado no formato de série, o humorístico estreou no primeiro domingo de abril, na faixa que sucede o "Fantástico". O texto fraco, visto inclusive no especial de fim de ano, afugentou o público e, lógico, os índices de audiência se mostraram constrangedores. Marcando em torno de 12 pontos, a série virou a grande dor de cabeça da Globo, que viu sua liderança mandar lembranças e ir parar nas mãos da Record, SBT e Rede TV!. Após algumas alterações no texto e regravações de episódios - medidas que não surtiram efeito -, o cancelamento do programa foi anunciado nesta sexta-feira (13/05).

Assim, "Batendo Ponto" entra para o mesmo saco de outros fiascos da dramaturgia global. Em outubro de 2009, a emissora carioca pôs no ar "Norma", série interativa protagonizada por Denise Fraga, que também girava nos 12 pontos e não passou do terceiro episódio. Uma tentativa de inovar que não deu certo. O caso mais recente, já este ano, foi o seriado "Aline", que também saiu do ar antes do "combinado" - dos oito episódios gravados, apenas cinco foram exibidos.

O fracasso de "Batendo Ponto" pode ser explicado por sua qualidade duvidosa, seu texto choquento, o humor que não faz rir... No entanto, também é preciso considerar que o fim de noite de domingo é um problema para a Globo há muito tempo. Desde o encerramento do "Sai de Baixo" (1996 - 2002), nada funciona ali. Está na hora de repensar a estratégia e tentar algo que não seja comédia. Melhor: que não seja dramaturgia.


5 Comentários:

Alan Raspante

Não assisti nennhum episódio... pelos comerciais de divulgação já dá pra perceber que é bem ruinzinho...

[]s

• blogaritmox •

"Sob nova direção" deu certo, cara. Foi a última série que deu certo no horário, aliás. Não deviam ter cancelado.

Mais uma fracassada tentativa da Globo em copiar "The Office", apesar de que Os Aspones era bom.

André San

Sai de Baixo foi um fenômeno que dificilmente será repetido. Outras séries até tiveram boa audiência ali, mas como Sai de Baixo não rola. Como disseram acima, Sob Nova Direção emplacou e ficou no ar por um bom tempo, mas era bem chatinha também. Não sei quem inventou que humorístico das noites de domingo tem que ter texto tão bocó... Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

! Marcelo Cândido !

Realmente as noites de domingo estão amaldiçoadas na Globo!!

A única coisa que durou um bom tempo até depois do sai de Baixo foi o Sob Nova Direção...

Lucas Reis

Nossa, eu não sabia que o trem tava tão feio. Eu, particularmente, adoro "Batendo Ponto": eu choro de rir com as cenas da série.

Do mesmo jeito que eu gostava de "Aline". Quando eu achava que o negócio tinha dado certo, a Globo corta a série depois de quatro episódios.

D:

E concordo com os outros comentários: "Sob nova direção" deu certo.

Postar um comentário