4.1.11

Prêmio Panorama TV 2010 - Os vencedores

http://2.bp.blogspot.com/_3qxqVlvX_jI/TNOq_V4JuAI/AAAAAAAADQM/byAeggHlfwo/s400/89988-001.png
Chegou o grande dia!
Chegou o aguardado momento de revelar os vencedores do nosso PRÊMIO PANORAMA TV 2010!

Lançada em outubro passado, a premiação superou expectativas e chega ao fim com um resultado triunfante e empolgante. Tudo, lógico, graças a você, querido leitor do blog, que contribuiu concretamente para o sucesso desta iniciativa. Mas vamos deixar os agradecimentos para o final...

Os números já foram computados (mais de 7 mil votos no total) e as estatuetas já estão prontas para brilhar nas mãos de nossos grandes campeões, aqueles que são considerados, por você, os melhores da TV em 2010.

A seguir, confira quem foi o premiado em cada uma das 14 categorias. Analise os resultados e deixe seu precioso comentário!

MELHOR NOVELA – “TI TI TI”

Uma das categorias mais disputadas da nossa premiação foi esta. O embate entre “Ti Ti Ti” e “Uma Rosa com Amor” foi emocionante do começo ao fim. Um verdadeiro espadachim de remakes! Contudo, nos últimos dias, a atual comédia das sete da Globo acabou se distanciando vantajosamente da trama do SBT e conquistou o título de “Melhor Novela de 2010”.

Releitura de duas importantes obras do dramaturgo Cassiano Gabus Mendes, “Ti Ti Ti” caiu nas graças do público e vem atingindo índices de audiência satisfatórios. Maria Adelaide Amaral, regente da adaptação, e toda a equipe da novela fazem por merecer a estatueta desta categoria!

240 VOTOS - TI TI TI - 39%
145 VOTOS - UMA ROSA COM AMOR - 23%
  97 VOTOS - PASSIONE - 16%
  64 VOTOS - ESCRITO NAS ESTRELAS - 10%
  38 VOTOS - RIBEIRÃO DO TEMPO - 6%
  22 VOTOS - ARAGUAIA - 3%

TOTAL DE VOTOS - 606

MELHOR SÉRIE – “AS CARIOCAS”

“Clandestinos” assumiu a dianteira desta categoria logo no primeiro momento e parecia insuperável. Porém, “As Cariocas”, que amargou até no quarto lugar, conseguiu dar a volta por cima e tirou o ouro da série de João Falcão. Daniel Filho pode vir receber a sua estatueta, pois “As Cariocas” é dona do título de “Melhor Série de 2010”, com 119 votos.

119 VOTOS - AS CARIOCAS - 28%
  85 VOTOS - CLANDESTINOS - 20%
  71 VOTOS - A CURA - 17%
  58 VOTOS - DALVA E HERIVELTO - 14%
  42 VOTOS - A VIDA ALHEIA - 10%
  39 VOTOS - FORÇA-TAREFA - 9%

TOTAL DE VOTOS - 414

MELHOR ATRIZ - CLÁUDIA RAIA

Após a sofrida Donatela, de "A Favorita" (2008), Cláudia Raia voltou à TV com toda a pomba, suntuosidade, opulência... Na pele da divertida e esfuziante Jaqueline Maldonado, um dos principais personagens do remake "Ti Ti Ti". Extravagante até dizer chega, a figura pode ser definida como uma perua cômica e trágica ao mesmo tempo. Suas crises existenciais já nem são levadas mais a sério... Como se não bastasse, Jaqueline sempre foi uma mãe improvidente e nunca teve sorte no amor. Ah, a música da sua vida, segundo ela própria, é "Ilariê", famoso hit da Xuxa. Impagável! É por sua sublime composição deste personagem que Cláudia Raia leva a melhor na categoria "Melhor Atriz de 2010".

Mas é preciso destacar a expressiva votação que Mariana Ximenes obteve nesta categoria. Confira os números abaixo e constate algo bastante curioso: a diferença entre Cláudia e Mariana foi de apenas um voto! Isso é o que eu chamo de páreo duro! Percentualmente falando, as atrizes ficaram empatadas, com 33% cada. Belo reconhecimento pelo trabalho que Mariana Ximenes vem fazendo em "Passione", como a dissimulada Clara. É sem dúvidas um dos maiores personagens de sua carreira!

194 VOTOS - CLÁUDIA RAIA - 33%
193 VOTOS - MARIANA XIMENES - 33%
  84 VOTOS - FERNANDA MONTENEGRO - 14%
  54 VOTOS - LILIA CABRAL - 9%
  33 VOTOS - ADRIANA ESTEVES - 5%
  14 VOTOS - ANDRÉIA HORTA - 2%

TOTAL DE VOTOS - 572

MELHOR ATOR – MURILO BENÍCIO

Essa foi a categoria menos disputada de todas. Murilo Benício, desde o primeiro momento, assumiu a liderança e seguiu nesse pique até o fim. Venceu fácil, fácil os demais indicados. A diferença entre ele e o segundo colocado, Selton Mello, foi de exatamente 140 votos, a maior vantagem registrada na premiação.

Murilo vence a categoria “Melhor Ator de 2010” por seu desempenho como Ariclenes Martins (ou Victor Valentim), um dos protagonistas de “Ti Ti Ti”. Intolerante quando o assunto é trabalho, Ari encontra p meio para sair da penúria ao assumir a identidade de Victor Valentim, um estilista espanhol que vira febre na high society e revoluciona o mundo da alta costura. É aí que a sua ferrenha quizila com Jacques LaClair, personagem de Alexandre Borges, esquenta pra valer. Por falar nele, Alexandre ficou em quarto lugar nesta categoria, com 10% dos votos (56 cliques).

232 VOTOS - MURILO BENÍCIO - 42%
 92 VOTOS - SELTON MELLO - 17%
 75 VOTOS - WERNER SHUNEMANN - 13%
 63 VOTOS - ALEXANDRE NERO - 11%
 56 VOTOS - ALEXANDRE BORGES - 10%
 23 VOTOS - FÁBIO ASSUNÇÃO - 4%

TOTAL DE VOTOS – 541

PERSONAGEM DA FICÇÃO – CLÔ (IRENE RAVACHE - PASSIONE)

A teledramaturgia brasileira lançou em 2010 grandes personagens. Cômicos, dramáticos, estranhos, chatos, inesquecíveis... Difícil escolher o melhor entre tantos. Sabendo disso, indiquei seis figuras (curiosamente, todas com perfil cômico) e deixei a decisão nas mãos dos leitores deste blog. 448 se posicionaram. Desse total, 116 disseram que Clô, perua vivida por Irene Ravache em “Passione”, foi o “Melhor Personagem da Ficçaõ de 2010”.

O comitê de Jaqueline, vivida por Cláudia Raia em “Ti Ti Ti”, conseguiu somar 110 votos, mas não conquistou a nossa cobiçada estatueta. Clô Souza e Silva comemora esta vitória. A perua deslumbrada já reservou um lugar especial para acomodar (e exibir, claro) o nosso troféu em sua mansão no Jardim América... Viva a Clô e suas infinitas pérolas!

116 VOTOS - CLÔ (IRENE RAVACHE - PASSIONE) - 25%
110 VOTOS - JAQUELINE (CLAUDIA RAIA - TI TI TI) - 24%
  77 VOTOS - SERGINHO (EDUARDO STERBLITCH - PÂNICO NA TV) - 17%
  69 VOTOS - VICTOR VALENTIM (MURILO BENÍCIO - TI TI TI) - 15%
  47 VOTOS - JACQUES LECLAIR (ALEXANDRE BORGES - TI TI TI) - 10%
  29 VOTOS - TEENA (MIÁ MELLO - LEGENDÁRIOS) - 6%

TOTAL DE VOTOS – 448

MELHOR VINHETA DE ABERTURA – “AS CARIOCAS”

Dez lindas atrizes desfilando entre escadas e blocos num cenário branco - ao som de “Mulher Carioca” (Pedro Luís e a Parede). Simples e, ao mesmo tempo, sofisticada, a abertura da série “As Cariocas” recebeu inúmeros elogios e consagra-se como a “Melhor Vinheta de Abertura de 2010”, segundo 154 leitores do ANTENA LIVRE. Trabalho criativo de Hans Donner e Lereby Produções.

154 VOTOS - AS CARIOCAS - 32%
124 VOTOS - TI TI TI - 25%
 98 VOTOS - UMA ROSA COM AMOR - 20%
 73 VOTOS - PASSIONE - 15%
 26 VOTOS - RIBEIRÃO DO TEMPO - 5%
  4 VOTOS - TEMPOS MODERNOS - 0%

TOTAL DE VOTOS - 479

 MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO – “A LIGA”

A Band foi a emissora que mais surpreendeu em 2010. Cresceu em números de audiência, investiu em novos programas e mostrou organização ao montar a sua grade de programação. Uma das grandes novidades do prime time do canal, “A Liga” não demorou muito para conquistar o público. Dinâmico e com uma linguagem jovem, o jornalístico abordou diversos assuntos ao longo do ano. Rafinha Bastos, Thaíde, Débora Vilalba e Rosanne Mulholland foram para a rua, vivenciaram diferentes situações e conseguiram grandes reportagens. Quatro repórteres, um tema e várias realidades!

186 leitores do blog souberam reconhecer a exímia qualidade de “A Liga” e lhe coroaram como o “Melhor Programa Jornalístico de 2010”. Nenhum dos demais indicados conseguiu ultrapassar a marca de uma centena de votos.

186 VOTOS - A LIGA - 37%
  91 VOTOS - CONEXÃO REPÓRTER - 18%
  90 VOTOS - PROFISSÃO REPÓRTER - 18%
  64 VOTOS - FANTÁSTICO - 12%
  44 VOTOS - DOMINGO ESPETACULAR 8%
  21 VOTOS - CÂMERA RECORD - 4%

TOTAL DE VOTOS - 496 VOTOS

 MELHOR JORNALISTA – WILLIAM BONNER

Também considerado o galã do jornalismo global, William Bonner tem motivos de sobra para comemorar. Pode, inclusive, festejar com seus seguidores no Twitter, pois o troféu “Melhor Jornalista de 2010” é todo seu. Roberto Cabrini, Fátima Bernardes e Carlos Nascimento bem que queriam (e até ensaiaram vitórias), mas a estatueta da nossa premiação é do Bonner. Aliás, apenas ele conseguiu mais de 100 votos nesta categoria. Vibra, William!

121 VOTOS - WILLIAM BONNER - 25%
  89 VOTOS - ROBERTO CABRINI - 18%
  74 VOTOS - CARLOS NASCIMENTO - 15%
  71 VOTOS - FÁTIMA BERNARDES - 15%
  68 VOTOS - ANA PAULA PADRÃO - 14%
  49 VOTOS - RICARDO BOECHAT - 10%

TOTAL DE VOTOS - 472

MELHOR REALITY SHOW – “BIG BROTHER BRASIL”

Instabilidade foi o que não faltou nesta categoria. Creio que tenha sido a mais variável de todas, uma vez que os três principais indicados se revezaram na ponta ao longo da votação. Falo de “A Fazenda”, “Big Brother Brasil” e “Qual É o Seu Talento?”. Os três provaram o sabor da vitória por diferentes momentos. Curiosamente, o reality da Record foi o que mais segurou a liderança, no entanto, acabou perdendo força e fechou na terceira colocação. A estatueta acaba ficando com o “BBB”, que ano passado apresentou a sua décima e polêmica edição. O “Big Brother Brasil”, com 187 votos, leva o título de “Melhor Reality Show de 2010”!

187 VOTOS - BIG BROTHER BRASIL - 32%
152 VOTOS - QUAL É O SEU TALENTO? - 26%
121 VOTOS - A FAZENDA - 21%
  64 VOTOS - HIPERTENSÃO - 11%
  30 VOTOS - APRENDIZ - 5%
  21 VOTOS - ÍDOLOS - 3%

TOTAL DE VOTOS - 575

MELHOR PROGRAMA HUMORÍSTICO – “CQC”

Um dos melhores produtos da TV brasileira atualmente, o “CQC” abocanhou a categoria “Melhor Programa Humorístico de 2010” da nossa premiação, com 255 votos. É dele e ninguém tasca! Mais provocador do que nunca, o “Custe o Que Custar” esbanjou criatividade, irreverência, acidez e humor no ano passado. Soube aproveitar ao máximo a Copa do Mundo, as eleições e o noticiário nacional. As críticas aos políticos e a prestação de serviço também estavam lá, para mostrar que a ideia do humorístico não é apenas zoar (rimou?). Ou seja, a estatueta tinha que ser deles!

255 VOTOS - CQC - 43%
127 VOTOS - PÂNICO NA TV - 21%
  90 VOTOS - FURO MTV - 15%
  48 VOTOS - OS CARAS DE PAU - 8%
  48 VOTOS - QUINTA CATEGORIA - 8%
  25 VOTOS - É TUDO IMPROVISO - 4%

TOTAL DE VOTOS - 593

MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO – “PROGRAMA SILVIO SANTOS”

Apesar do cheiro de naftalina, das gincanas resgatadas dos anos 80 e 90, o “Programa Silvio Santos” conseguiu vencer esta categoria. Não há dúvidas de que o seu apresentador teve total influência nesta decisão, certo?! Maior audiência do SBT atualmente, a atração de Silvio obteve 216 votos e não encontrou dificuldade para levar o troféu de “Melhor Programa de Auditório de 2010”. Na lanterninha, é interessante destacar, o “Programa do Gugu” conquistou míseros 11 cliques dos internautas.

216 VOTOS - PROGRAMA SILVIO SANTOS - 40%
139 VOTOS - DOMINGÃO DO FAUSTÃO - 25%
 94 VOTOS - O MELHOR DO BRASIL - 17%
 42 VOTOS - PROGRAMA RAUL GIL - 7%
 34 VOTOS - TUDO É POSSÍVEL - 6%
 11 VOTOS - PROGRAMA DO GUGU - 2%

TOTAL DE VOTOS - 536

MELHOR APRESENTADOR – RODRIGO FARO

Acredite se quiser: apenas um internauta decidiu esta categoria. Rodrigo Faro vence Celso Portiolli por apenas um voto – 142 x 141. Um emocionante duelo entre o SBT e a Record! Vale lembrar que Celso esteve na ponta por praticamente todo o tempo... No entanto, Rodrigo fez a diferença nos últimos minutos da competição, conquistou o seu voto redentor e sagra-se como o “Melhor Apresentador de 2010”. Não muito distante, vale registrar, Luciano Huck não fez feio e fechou com uma soma de 134 votos. Gugu, provando sua baixa popularidade, não conseguiu atingir 10.

142 VOTOS - RODRIGO FARO - 26%
141 VOTOS - CELSO PORTIOLLI - 26%
134 VOTOS - LUCIANO HUCK - 25%
  73 VOTOS - FAUSTO SILVA - 13%
  37 VOTOS - RAUL GIL - 6%
    8 VOTOS - GUGU LIBERATO - 1%

TOTAL DE VOTOS - 535

MELHOR APRESENTADORA - ELIANA

Marília Gabriela bem que tentou, mas acabou sendo atropelada pelos fãs de Eliana logo nas primeiras semanas. 58 votos foi a diferença final entre elas. A loira das tardes de domingo do SBT conquistou 160 votos e pode comemorar, pois o título de “Melhor Apresentadora de 2010” é seu!

160 VOTOS - ELIANA - 29%
102 VOTOS - MARÍLIA GABRIELA - 19%
  99 VOTOS - ANGÉLICA - 18%
  83 VOTOS - HEBE - 15%
  55 VOTOS - ANA HICKMANN - 10%
  37 VOTOS - XUXA - 6%

TOTAL DE VOTOS - 536

MELHOR PROGRAMA DE ENTREVISTAS – “PROGRAMA DO JÔ”

Além de ser desbancada por Eliana, Marília Gabriela também tomou uma bela rasteira de Jô Soares. Favorito durante o processo de votação, o “De Frente com Gabi” viu nas últimas horas a estatueta escapar de suas mãos. Assim, por 2 votos de diferença, o “Programa do Jô” recebe o troféu de “Melhor Programa de Entrevistas de 2010”, provando que o jogo também se vence aos 45 do segundo tempo.

135 VOTOS - PROGRAMA DO JÔ - 35%
133 VOTOS - DE FRENTE COM GABI - 34%
  48 VOTOS - ALTAS HORAS - 12%
  32 VOTOS - ESTRELAS - 8%
  18 VOTOS - LOBOTOMIA - 4%
  18 VOTOS - RODA VIVA - 4%

TOTAL DE VOTOS - 384

Justos ou não, estes são os vencedores do nosso PRÊMIO PANORAMA TV 2010. Fica aqui o meu agradecimento a você que deixou seu voto em nossas categorias e ajudou a decidir quais foram os melhores da telinha no ano que passou. Como você comprovou acima, houve categoria definida por apenas um voto, potencializando ainda mais a sua responsabilidade, o seu clique, o seu poder de voto. Muito obrigado!

A partir de outubro próximo, se Deus assim quiser, estaremos todos juntos na tarefa de decretar os melhores, os destaques de 2011 na TV. Aceita o convite?! Conto com você!


5 Comentários:

max

queria pedir pra você (augusto, né?)fazer sua seleção de melhores e piores, vocÊ tem muito intedimento sobre tv e escreve bem! aguardo... fala das suas espectativas pra esse ano!

Tô Ligado

Opaaa,

Nada melhor que saber a opinião de um grupo de pessoas né? Mas vem cá, Rodrigo Faro e a Girafona da Ana nem poderiam ter entrado na competição de tão ruins que são. uahauha

Julia

Fiquei bem surpreso com alguns resultados, pois com as parciais, considerava certa a vitoria de Celso Portiolli e do De frente com Gabi!

Britto

Gostei da maioria dos resultados.
As Cariocas só ganhou por falta de opção, né? E na categoria reality, acho que A Fazenda repercutiu mais, com suas devidas proporções, é claro.
Pra mim o mais injusto foi Gabi perder para o Jô. Mas foi quase...

Alan Raspante

Gostei, a maioria que votei ganhu! rs
Muito bem realizado Augusto, parabéns!

Postar um comentário