20.1.11

"Insensato Coração" em 8 pontos

É cedo para fazer uma avaliação mais densa, mas creio que já posso adiantar aqui as minhas primeiras impressões sobre "Insensato Coração", a nova novela das nove da Globo. Lembrando novamente que, após apenas três capítulos, é impossível formar uma opinião geral sobre a novela. Portanto, não encare este post como a minha visão definitiva da produção, ok?!

1. A PRIMEIRA CENA
A cena inicial chamou a atenção. Nela, é possível fazer uma previsão do que estar por vir nos próximos oito meses. Leo, ainda criança, mostra seu desvio de conduta ao quebrar o avião de brinquedo de seu irmão, Pedro. Raul (Antônio Fagundes) e Wanda (Natália do Vale), pais dos meninos, já aparecem como um casal em conflito. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares acertaram ao deixar esses pontos bem explícitos ao espectador.

2. GABRIEL BRAGA NUNES
Este promete ser o maior nome do elenco. Na pele do inescrupuloso Leo, Gabriel Braga Nunes já me fez agradecer ao Fábio Assunção por ter desistido da novela. Parece que os autores escreveram o vilão para o Gabriel personificar... É engraçado, mas não consigo imaginar o Fábio no papel.

3. PEDRO E MARINA
O sentimento entre os personagens principais da trama, Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira), soou falso e forçado demais. O primeiro beijo, inclusive, não convenceu. Tudo muito rápido e artificial. Nada contra os protagonistas se pegarem logo no primeiro capítulo, mas é necessário trabalhar melhor a relação dos pombinhos, vamos combinar?! Uma boa base é tudo.

4. ANTÔNIO FAGUNDES
Me condene à forca, mas vou dizer o que penso: não sei quem inventou que o Antônio Fagundes é uma estrela de primeira grandeza. O ator está sempre interpretando o mesmo personagem, com um eterno rei na barriga. Enquanto isso, Osmar Prado, muito mais competente, não tem o mesmo prestígio, infelizmente.

5. NATHALIA THIMBERG
“Passione” tinha Fernanda Montenegro, “Insensato Coração” tem Nathalia Thimberg. Eis aqui um dos grandes motivos para acompanhar o novo folhetim das nove. É sempre um imenso prazer prestigiar os veteranos da nossa dramaturgia.

6. BIBI E NATALIE
Essas duas devem cair nas graças de todos nós. Sempre com ótimas tiradas, Bibi (Maria Clara Gueiros) sabe aproveitar o que a vida tem de melhor. Natalie Lamour (Deborah Secco), por sua vez, não perde tempo e está sempre obstinada a prolongar os seus minutinhos de fama. Personagens divertidos, leves e que prometem aprontar bastante. Fique de olho nelas.

7. GLÓRIA
Glória Pires ainda não deu as caras com a sua Norma, mas algo me diz que teremos aí um personagem fortíssimo. Ansioso para ver a fabulosa atriz novamente num personagem do time do mal. A última vez que Glória encarnou uma figura ímpia na TV foi em “O Rei do Gado” (1996), vivendo a falsa herdeira Rafaela Berdinazzi.


8. ABERTURA
A vinheta de abertura é linda, mas pouquíssimo criativa. O truque da câmera passeando por algum objeto, aqui uma escultura do Zimbábue, é tão velho quanto andar para frente. O designer Hans Donner segue errando mais que acertando. A logomarca, simplória demais, também deixa muito a desejar. Em contrapartida, felizmente, a voz de Maria Rita, cantando “Coração em desalinho”, dá um charme todo especial ao clipe.

Comente também sobre as suas impressões e expectativas sobre "Insensato Coração"! Estou acompanhando e logo, logo postarei novas avaliações.


3 Comentários:

Matheus Goulart

Achei a abertura sem-sal, adorei o vilão e estou ansioso par aa entrada de Glória Pires na trama.

Abs!
www.bobagenselivros.blogspot.com

Tô Ligado

Abertura muito sem graça... mas pensando bem, acho que HD quis trabalhar mesmo no nome do elenco, dar mais proximidade a logo da trama.

Ainda estou avaliando a novela... o primeiro capitulo foi muito bom, mas os dois seguintes deixaram muito a desejar!

Abracos

Postar um comentário